Você está aqui
Home > Tecnologia e Informação > Como se tornar uma referência no mercado de SMS

Como se tornar uma referência no mercado de SMS

Como ganhar dinheiro através do SMS ou Torpedo?

Há mais de 20 anos, quem poderia imaginar que o telefone móvel um dia seria tão popular a ponto de o usarmos para quase tudo? Acessar a internet, conversar gratuitamente com pessoas de qualquer parte do mundo e ainda promover o próprio negócio através dele?

Era algo difícil de acreditar, ainda por cima tendo em vista que uma linha para telefone fixo levava muito tempo para ser instalada. Era considerada até investimento por pessoas que na época compravam uma linha telefônica e depois a alugavam para terceiros os utilizarem. Os celulares, então, eram considerados artigos de luxo, coisas de novela, mas que com o tempo, chegaram pra ficar.

Em 1999, quando após a privatização das telecomunicações no Brasil, as linhas de telefone fixo e celular começaram a ficar mais acessíveis em custos e instalações, a BCP Telecomunicações lançou o serviço “Digimemo”, que embutia nos celulares da época o recurso de mensagem de texto ou SMS, substituindo os famosos “pagers”.

Dez anos depois, vieram aparelhos menores, com maior capacidade de memória e acesso a internet wi-fi. E com isso, o SMS continuou a todo vapor, utilizado como ferramenta de solução corporativa e de marketing.

O SMS corporativo é comum entre clínicas que marcam a consulta com seus pacientes; operadoras que confirmam a visita de um técnico a um local, por exemplo.

E qual a estratégia do SMS Marketing?

O intuito do SMS Marketing é o de promover uma comunicação ainda mais direta e pessoal com o cliente, avisando-o de promoções, liquidações, cupons de desconto, sorteios, pesquisas de satisfação, saudação de aniversário, dentre outros.

Para tanto, é necessário que se promova um estudo em torno do perfil dos clientes que terão o celular cadastrado e receberão estas mensagens. Primeiramente, se aceitam receber tais conteúdos e depois, os horários mais oportunos, através dos quais poderão responder e dar atenção à mensagem.

É preciso também atenção com relação aos relatórios consultados. Através deles será possível esboçar toda campanha, além de acompanhar os seus pontos fortes e fracos. Assim, é preciso conhecer o status de entrega da mensagem, saber quantas pessoas corresponderam e participaram da campanha.

Cuidado com a mensagem

Nem é preciso lembrar que uma mensagem muito longa se torna inconveniente. A gramática, identificação da empresa e linguagem são pontos importantíssimos. Normalmente, são recomendados até 160 caracteres para SMS corporativo e 140 para SMS marketing.

A mensagem é o meio pelo qual a empresa transmitirá credibilidade. A ortografia deve ser impecável. E a linguagem, a mais direta e simples possível, de fácil compreensão e que desperte o interesse em torno do assunto proposto.

No Brasil, várias operadoras trabalham com serviço de SMS/Torpedo em alguns pacotes ilimitados. É preciso contatá-las e conhecer todos os recursos que o sistema oferece, principalmente no que diz respeito à gestão da base de contatos – incluindo o descadastramento automático de clientes que não queiram receber tal conteúdo.

Vale muito a pena experimentar e quem sabe, lucrar ainda mais com as mensagens, economizando na publicidade.

(Visited 68 times, 1 visits today)
Top