
Nos dias de hoje, basta surgir uma dúvida para que o Google venha a se tornar um aliado. Com a ajuda dele, temos a resposta para dados e estatísticas envolvendo nosso bairro, nossa cidade, estado ou país – e tudo isso em relação ao resto do mundo.
Além disso, o motor de busca também nos traz referências para pesquisas acadêmicas, conselhos para a vida pessoal, familiar ou amorosa, dicas de filmes para o feriadão ou até mesmo uma lista com possíveis problemas de saúde considerando alguns sintomas.
Essa cultura de buscar informações na internet não tardou, é claro, para ser associada ao mundo dos negócios.
Pense como consumidor. Quando você precisa de um produto ou serviço diferenciado, que ainda não conhece uma referência, o que você faz? Procura em uma lista telefônica ou nos motores de busca da internet?
Se você também respondeu a segunda opção, saiba que você integra o grupo dos mais de 80% de brasileiros que utilizam a internet como aliada para o encontro de empresas de diferentes segmentos do mercado.
Sendo assim, seja na hora de encontrar o pet shop mais próximo quando o animal de estimação não está passando bem, o salão de beleza que faz o design de sobrancelha que você tanto deseja ou a empresa de dedetização que vai livrar a sua casa ou empresa de uma infestação de insetos, não importa: a busca deste local, em mais de 80% dos casos, será feita na internet.
Mas afinal, onde e quando surgiu essa cultura?
A cultura de buscar serviços, produtos, informações e tirar dúvidas pela internet surgiu logo após a transição da internet de dados para a internet moderna.
Há algum tempo, a internet só era acessada por grandes servidores e para a prestação de serviços. Quando o período da internet moderna se iniciou (sendo ele entre o final dos anos 80 e início dos anos 90), os indivíduos comuns passaram a incorporá-la em seu cotidiano.
• O que são os motores de busca?
Os motores de busca consistem em ferramentas especializadas na busca pelas palavras chave que mais se destacam em toda a base de dados da internet – o que inclui documentos, artigos, páginas web e muitos outros.
Os motores de busca surgiram junto com a internet, afinal, os estudiosos da época compreenderam logo de início que, quanto maior fosse o número de publicações na internet, mais difícil seria para encontrá-las. As empresas que inicialmente desenvolveram essas ferramentas chegaram a valer até milhões de dólares, como é o caso do Yahoo e Google, que estão no segmento desde os primórdios da internet. Outros motores da época são o Lycos, Bing e Cadê.
• A importância dos guias de busca
Com base nas informações encontradas ao longo deste artigo, você já deve compreender a importância dos guias de busca – que reúnem as empresas de diferentes segmentos e do mesmo local no mapa em um mesmo lugar. Com eles, a vida das pessoas se torna muito mais facilitada à medida que os usuários podem encontrar o que precisam em questão de poucos instantes.