Você está aqui
Home > Dicas Preciosas > 7 dicas bacanas sobre Liderança Inspiradora

7 dicas bacanas sobre Liderança Inspiradora

Liderança Inspiradora

O trabalho em conjunto sempre é melhor executado quando a liderança inspira a fazer mais e melhor. Mas não basta somente ficar à frente da equipe solicitando a realização das tarefas para conseguir o respeito e a motivação dos liderados. É preciso fazer mais.

Mas afinal, como se tornar uma liderança inspiradora? Algumas atitudes simples podem ajudar a conquistar esta meta. Pensando nisso, separamos sete dicas super fáceis que vão fazer qualquer líder se tornar muito mais inspirador para sua equipe.

1. Seja honesto

Um bom líder é sempre verdadeiro com sua equipe. Não promete o que não conseguirá cumprir, pois assim perderá toda a confiança de seu time. Além disso, um líder honesto sempre divide com a equipe os verdadeiros desafios que deverão ser vencidos, deixando todos preparados para o que está por vir.

2. Entenda cada membro da equipe

Um líder deve conhecer todas as pessoas de sua equipe e tratá-las com respeito. Quando as pessoas se sentem parte de um todo e conhecem sua importância dentro da equipe trabalham melhor e com foco no resultado.

3. Elogie o bom trabalho

Elogiar e perceber o esforço realizado por todas as pessoas da equipe é uma boa forma de inspirar. Quando as pessoas são reconhecidas por aquilo que fazem bem se sentem mais motivadas a alcançar a excelência sempre em troca deste bom reconhecimento.

4. Deixe que as pessoas façam o seu melhor

Um líder precisa demonstrar confiança em seu time e deixar que seus liderados possam demonstrar o que fazem de melhor. Não há forma mais simples de motivar uma pessoa do que deixar que ela demonstre o quanto é qualificado em algo.

5. Permita que as pessoas cresçam

Líderes inspiradores estão sempre apoiando seus liderados em seu desenvolvimento profissional. Eles orientam e indicam quais os melhores caminhos para se tornarem profissionais ainda melhores no futuro, possibilitam participar de atividades que os deixem em evidência e não sentem medo de perder seus melhores funcionários, muito menos de perder o posto para eles.

6. Faça parte da equipe

Há líderes que acreditam que precisam se distanciar de sua equipe para conquistar o respeito delas. Este comportamento além de ser altamente negativo, faz com que a inspiração desapareça. Não há como motivar à distância. É preciso estar perto das pessoas, conversar com elas no cotidiano e perceber como está a motivação de cada membro da equipe.

Um líder verdadeiramente inspirador faz parte do time, trabalha junto para a conquista de todas as metas e atua como uma força sempre positiva para o alcance dos resultados.

7. Comunique-se sempre

É preciso se comunicar sempre e cada vez melhor. Converse, escreva, divida. Esteja sempre perto para ouvir e falar com sua equipe para ter certeza de que todos estão trabalhando para a mesma direção.

Ouça a sua equipe para compreender o que precisam e como pensam e seja transparente em toda sua comunicação com eles. Quanto mais aberta for a troca de informações entre líderes e liderados melhor será o relacionamento entre eles.

(Visited 296 times, 1 visits today)
Top