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Porque nós amamos o Planejamento Estratégico e você deveria amar também

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma medida de gestão com grande relevância para empreendimentos de diferentes portes e em todos os segmentos. Um bom plano adequado de gerenciamento ajuda uma companhia a se desenvolver no mercado, avaliando as oportunidades de expansão e se antecipando aos principais desafios. De acordo com os especialistas, é imprescindível que os administradores estejam envolvidos no estabelecimento de metas para a entidade. Portanto, eles devem se engajar no processo para depois apresentar o esquema a todos os colaboradores.

A recomendação é que a liderança faça reuniões regulares com os seus colaboradores, preferencialmente com frequência mensal. Nesses encontros com os vários departamentos, qualquer dificuldade no andamento dos negócios torna-se mais aparente. Confira a seguir por que o mapeamento estratégico tem reflexos na cultura corporativa, bem como nos resultados financeiros.

Por que o planejamento estratégico contribui para crescimento da empresa

Em um cenário de alta competitividade, as corporações precisam se adiantar aos problemas e ter objetivos bem definidos. Cada setor precisa saber o que a Companhia pretende conseguir em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, a missão da empresa tem que ficar muito clara para todos os empregados para as tarefas sejam executadas conforme o esperado. A mesma medida vale para visão da entidade, que pode ser definida como uma descrição detalhada da razão de ser da organização. Acentua-se então o que os produtos e/ou serviços querem oferecer tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social. Isso significa que tal aspecto determina como a companhia será identificada pelos clientes. Por fim, o planejamento estratégico inclui um acordo acerca dos valores da firma. Os valores podem ser compreendidos como os princípios que orientam as decisões dos diretores. Juntos, esses três itens constituem as características específicas de uma marca. Dessa forma, têm-se uma exposição dos pontos fortes e fracos do negócio. O processo de planejamento deve ser um consenso na administração da empresa e extrair planos de ações claros e objetivos.

Normalmente a primeira objeção que o empresário mesmo se impõe é a falta de tempo e a alegação de que está trabalhando no máximo. Em segundo lugar surgem dificuldades em obter informações precisas sobre o mercado e a concorrência. Falta de comprometimento das outras áreas da empresa é também uma desculpa bem comum e por fim o velho pensamento de que as coisas mudam com muita velocidade. Um planejamento estratégico e sua metas devem estar em constante revisão e aperfeiçoamento. É muito fácil chegar a lugar nenhum quando não se sabe qual estrada pegar. Aqui no Tudo Cidades vivenciamos nosso Planejamento Estratégico diariamente pois temos como missão: “Divulgar informação precisa para facilitar a vida das pessoas.” Temos uma missão que envolve muita filantropia pois não somos pagos para divulgar informações empresariais, culturais e turísticas em nossos Portais, mais temos o prazer e a dedicação em tentar auxiliar de alguma maneira a comunidade a qual estamos inseridos, portanto a nossa missão reflete no comportamento de todos os que estão de alguma forma envolvidos e colaborando com o desenvolvimento da nossa corporação.

O que mais vemos nas empresas são Missões construídas com palavras difíceis e bonitas que não dizem absolutamente nada ou falam objetivos que devem ser obrigações de qualquer empresa em qualquer lugar do mundo. Como por exemplo: “Tratar bem nossos clientes e promover valor agregado através dos nossos produtos e serviços.”  Essas missões estampam quadros empoeirados nas empresas e não refletem na conduta de proprietários e muito menos na dos colaboradores. Refletir no que sua empresa tem a oferecer ao meio em que está inserida é um passo fundamental para desenvolver a cultura corporativa.

Etapas necessárias

  • Definir o Negócio
  • Definir Missão
  • Definir Visão de Futuro
  • Definir Valores e Princípios Filosóficos

Perguntas-chave que ajudam no desenvolvimento do processo

  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • Porque fazemos?
  • Onde estamos?
  • Onde queremos chegar?
  • Como vamos chegar lá?
  • Quanto isso irá custar?

Com uma análise constante dos rendimentos, é possível se ter uma perspectiva mais concreta sobre quais ações deram certo e o que deve ser repensado. O próximo passo será a correção de tudo aquilo que não esteja trazendo dividendos. Também é essencial reformular qualquer elemento que não se alinhe com a imagem que a empresa deseja passar aos consumidores. Por exemplo, um planejamento estratégico bem conduzido é capaz de evidenciar problemas no controle de qualidade ou no atendimento. Se for esse o caso, os representantes terão de promover mudanças pertinentes para não perderem espaço no mercado. Cabe salientar que tais alterações têm de ser exequíveis.

Existem várias ferramentas que auxiliam a criar um planejamento estratégico como por exemplo: Análise Swot, 5 Forças de Porter e Plano de Ação 5W2H que fazem o empresário refletir exatamente o que a empresa tem como objetivo de concepção. Ou seja, o planejamento estratégico afeta não só gestores e funcionários como também o público final.

 

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Rafael Ribeiro Zanardini
Oi! Meu nome é Rafael sou Casado e pai de dois filhos maravilhosos. Não sou formado, pois no "jogo da vida" sempre optei pelo caminho dos negócios! Com espírito empreendedor se manifestando já na minha adolescência me identifiquei com a área de vendas. Tenho 15 anos de experiência comercial e há 10 atuo na área de marketing digital com o Guia Online Tudo Cidades, onde sou o "Dono da Máquina" graças à DEUS. Nos negócios sou dinâmico, competitivo e possuo bastante iniciativa. Como pessoa sou imaginativo, dedicado, ambicioso e não gosto de desperdiçar minha energia. Tenho sede natural por conhecimento e gosto de compartilhar o que aprendo. Sou confiante no domínio dos assuntos que escolho abordar e por essa razão resolvi também escrever para o Blog da Empresa. Prometo produzir meus materiais com excelência. Ps. O principal objetivo na minha Missão Pessoal é: "Ser FIEL à DEUS!!! Porque ELE... é fiel sempre!!!
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