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Uma mídia que se faz pelas diferenças

A Internet como um veículo de comunicação tornou-se uma ferramenta indispensável no mundo moderno dos negócios.

Trabalhando há 10 anos com Marketing Digital aprendi com os especialistas em internet, que ela é considerada a mãe das mídias. Mesmo sendo a mais jovem de todas acabou envolvendo os outros meios mais tradicionais como a TV, a Rádio e o Jornal. Estes veículos de alguma forma hoje estão presentes na grande rede, seja através de um website, páginas em redes sociais, blogs ou mesmo anunciando para captar clientes.

A velocidade com que ela chegou aos 50 milhões de usuários mostra seu poder.

  • Telefone – 70 anos
  • Rádio – 38 anos
  • Televisão – 13 anos
  • Internet – 5 anos

Claro que esses dados só fazem sentido quando adicionamos outros fatores como: o número de habitantes no mundo, época de lançamento, acesso ao sistema, formatos comerciais entre outros. Mas comparada aos outros canais de comunicação, levando em consideração custos com o dispositivo (pc, tablet ou smartphone) e o fato dela não ser gratuita se propagou com extrema velocidade. Portanto o número de 5 anos realmente tem algo a nos dizer. Hoje somos em 7 bilhões de humanos e em média 3,2 bilhões de internautas. Quase metade do mundo navega pela Internet.

Com base nestes dados será que vale a pena anunciar?

No Brasil desde 2013 mais da metade da população já possui acesso à internet, mais antes de pensar em anunciar na Web, você precisa saber muito bem por onde andam os seus clientes. O mais importante da publicidade online é descobrir onde faz sentido colocar o seu anúncio.

É importante entender desde o princípio que a Internet segue um formato diferente do que vemos nas mídias convencionais como por exemplo TV, rádio, jornal, revistas, ou mesmo a mídia externa que negocia o “espaço”. Na Internet, comercializa-se o que chamamos de “Hit”, que se traduz literalmente como “acerto”. Cada vez que o usuário clicar no seu anúncio ou mesmo encontrar o nome da sua empresa através de algum cadastro seja ele pago ou grátis é sempre 100% de acerto, tendo como argumento endossador, o fato de que ele não foi invadido por uma mensagem a qual muitas vezes não queria ver, mais sim porque procurou a informação e encontrou.

A Internet nos permite direcionar nossas ações de acordo com o perfil dos visitantes de cada um dos sites. O índice de acerto é muito grande, visto que aparecemos para o nosso consumidor no momento em que ele nos procura! Além do mais, não podemos nos esquecer que não anunciamos 15 ou 30 segundos ou um pedaço de página. Anunciamos o nosso site inteiro, tenha ele 10 ou 100 páginas e conforme o formato escolhido, proposto pelo canal selecionado o anúncio pode ficar 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 ou 366 dias por ano.

Estar presente na Internet, é ter uma porta de entrada da sua empresa para o mundo inteiro, mas pouco adianta ter um site perdido no meio de tantas informações disponíveis sem meios de chamar a atenção para a sua existência.

Uma mídia que se faz pelas diferenças

Nem todas as formas de publicidade estão disponíveis para empresas de todos os tamanhos e perfis. Anunciar em veículos que exigem maior investimento, como televisão ou mídia externa, está fora da realidade de grande parte das pequenas empresas e ao contrário do que muitos pensam, não é caro anunciar na rede, mais isso depende muito da escolha.

Ter publicidades na internet tornou-se estratégia de marketing de milhões de empresas no mundo todo. Motores de busca como Google, Yahoo e Bing trazem um resultado fácil e prático ao internauta, mais nem mesmo os gigantes de busca conseguem fazer um trabalho segmentado por cidades. Então canais como o TUDO CIDADES, segmentam essas informações locais e mostram a informação precisa no momento em que o internauta busca, recebendo apenas o resultado que deseja visualizar.

Sendo assim, ter presença digital tornou-se tão importante quanto outras mídias, pois é indispensável em qualquer campanha de marketing sendo a empresa pequena, média ou grande.

Falando em grande, vale a pena entender um novo conceito.

Nessa nova era digital, o pequeno veloz pode levar uma enorme vantagem sobre o grande lento, empresas e pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento e informações. Na web não é mais o grande que engole o pequeno, e sim o ágil que devora o lento! Sai na frente quem responde primeiro, quem entrega mais rápido, quem facilita a vida do cliente.

Está levando grande vantagem quem percebeu que a Internet é um meio de resposta dinâmico, que o website não é apenas um conjunto de páginas estáticas, que as mensagens de e-mail trazem muito mais do que simples perguntas e que na web o consumidor ganhou força. Está tudo muito mais perto do seu alcance.

As empresas precisam aprender a conversar com seus clientes. Para isto tem que entender este novo mundo digital participando e utilizando as novas ferramentas disponíveis; não importando o tamanho dos competidores. E é aí que está o grande paradoxo: tem muita empresa de estrutura pequena, mas com enorme capacitação, passando a perna nos grandalhões pesados e de pouca mobilidade.

Mesmo avaliada como pouco eficiente por alguns, uma campanha ONLINE de forma geral traz benefícios gigantesFoco ao seu negócio, considerando que o custo de veiculação é baixo e não pode ser comparado as demais mídias porque o seu formato é diferente.

Havendo foco, o índice de acerto é muito grande, visto que aparecemos para o nosso consumidor no momento em que ele nos procura.

Comprar, vender, pesquisar preços está cada vez mais fácil e há tempos as pessoas não precisam mais sair de suas casas ou depender do horário comercial para obter informações sobre um determinado produto.

As empresas precisam tomar ciência desse novo hábito de consumo e rever suas estratégias de comunicação!

Essa necessidade aplica-se tanto para grandes empresas quanto para as médias e pequenas, basta que elas estejam conectadas à Internet e desenvolvam operações via Web para que tenham a oportunidade de participarem de mercados nos quais nunca tiveram condições anteriormente. Porém, não é o suficiente ter um site bem desenhado repleto de informações sobre a empresa, é necessário possuir infraestrutura adequada, produtos de qualidade, serviços confiáveis e ótimo atendimento.

A Internet é um extraordinário meio de se fazer negócios. Ela aproxima quem oferece de quem procura, de uma forma muito rápida. A diferença é que essas transações acontecem de maneira precisa e direta.

Quem sobreviverá nesse cenário serão as empresas que entenderem que a eficiência está na agilidade da resposta, e que à distância entre o sucesso de seus negócios e a satisfação de seus clientes está apenas a um click!

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Rafael Ribeiro Zanardini
Oi! Meu nome é Rafael sou Casado e pai de dois filhos maravilhosos. Não sou formado, pois no "jogo da vida" sempre optei pelo caminho dos negócios! Com espírito empreendedor se manifestando já na minha adolescência me identifiquei com a área de vendas. Tenho 15 anos de experiência comercial e há 10 atuo na área de marketing digital com o Guia Online Tudo Cidades, onde sou o "Dono da Máquina" graças à DEUS. Nos negócios sou dinâmico, competitivo e possuo bastante iniciativa. Como pessoa sou imaginativo, dedicado, ambicioso e não gosto de desperdiçar minha energia. Tenho sede natural por conhecimento e gosto de compartilhar o que aprendo. Sou confiante no domínio dos assuntos que escolho abordar e por essa razão resolvi também escrever para o Blog da Empresa. Prometo produzir meus materiais com excelência. Ps. O principal objetivo na minha Missão Pessoal é: "Ser FIEL à DEUS!!! Porque ELE... é fiel sempre!!!
http://www.tudocidades.com.br
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