Você está aqui
Home > Tecnologia e Informação > Como a Internet funciona

Como a Internet funciona

Para entender como ela funciona é importante primeiramente saber quais são as tecnologias que a compõe.

Há milhões de cabos de fibra ótica espalhados ao redor do mundo inclusive muitos deles ligam continentes através de incríveis cabos submarinos que são excelentes para transmitir dados em larguras de bandas absurdas. Para complementar lugares onde a fibra ótica ainda não chegou a internet é composta por ligações de satélites e ondas de rádio.

cabos submarinos
Rota dos Cabos Submarinos
Cabos Submarinos - 1
Cabo Submarino

 

 

internet via rádio e satélite
Esquema de Internet Via Rádio e Via Satélite

A linguagem padrão de comunicação entre os computadores é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol). Quando nos conectamos a internet recebemos um número de IP que é o nosso número de identificação na grande rede que pode ser considerado o nosso RG no mundo virtual. O TCP/IP é uma espécie de idioma das máquinas, ou seja; se elas não falarem a mesma linguagem não será possível estabelecer uma conexão.

Recebendo um IP

Na realidade o TCP/IP é um conjunto de protocolos divididos em quatro camadas:

  • Aplicação
  • Transporte
  • Rede
  • Interface

Cada camada é responsável por um setor dessa comunicação que é dividida como uma forma de garantir a integridade dos dados.

A primeira camada é a APLICAÇÃO que é utilizada por programas para enviar e receber informações de outros programas. Nessa camada estão outros protocolos como o SMTP (utilizada para e-mails), FTP (transferência de arquivos) e também o HTTP (que utilizamos para navegar na internet). Após ocorrer o processo realizado pela aplicação os dados são enviados para o TRANSPORTE que irá verificar a integridade, dividi-los em pacotes e despacha-los para a REDE que os recebe e anexa para o endereço virtual (IP) do dispositivo (Computador, Tablet ou Smartphone) remetente ou destinatário. Esses pacotes são enviados através da INTEFACE.

Resumindo:

O processo do TCP/IP consiste em: recebimento dos dados, divisão e empacotamento para o formato da rede; para então eles serem endereçados e enviados.

A estrutura física do que torna a internet possível é frequentemente comparada a uma estrada. Mais fica muito mais interessante quando a comparamos com um sistema viário completo com autoestradas, rotatórias, avenidas e ruas. Quanto mais distante de você, mais larga fica a banda da internet.

Esquema de Conexão a Internet (Básico)

Nossas informações muitas vezes percorrem o mundo até chegar onde desejamos a uma velocidade extraordinária. Mesmo sendo muito rápido ela pode pegar caminhos mais longos ou curtos dependendo do tráfego no momento em que está sendo enviado.

Entendo o Caminho

O Caminho que a informação percorre

Tudo começa no Backbone! É a “espinha dorsal” da internet.Backbone

Os backbones são as portas de entrada para a conexão de internet em um país. O sinal costuma chegar através de satélite ou dos já citados cabos submarinos. Podemos dizer que o backbone é o ponto inicial de referência da internet sendo o responsável por interligar os diversos pontos da rede e distribuir as informações baseadas no protocolo TCP/IP. Ele controla o envio e recebimento dos dados entre localidades em escala mundial. Os backbones espalhados ao redor do mundo são os responsáveis por distribuir o acesso fazendo conexão com redes menores e diminuindo a velocidade do tráfego. É nesse ponto onde entram os provedores de acesso que contratam o sinal e distribuem para os provedores de serviço que por sua vez repassam o sinal ao usuário final através das tecnologias já citadas como: linhas telefônicas, fibra ótica, rádio (necessita de uma antena) ou por satélite (necessita de uma antena parabólica). Todas as informações que trafegam na rede passam por um backbone.

Estruta física da Internet

No percurso da informação estão os Roteadores e Servidores de DNS

Roteamento é o processo de determinação do melhor caminho. O endereço IP de destino é usado pelos roteadores para encaminhar o pacote contendo os dados na direção correta usando várias métricas para determinar o caminho ideal levando em consideração a largura da banda (velocidade da internet) o tempo necessário para mover um pacote do remetente até o destinatário, o volume dos dados, por quantos roteadores a mensagem irá passar até chegar no destino e também o custo que é atribuído pelo administrador de rede.

Já os servidores de DNS são responsáveis por traduzir os números de IP para o nome que digitamos na barra de endereços dos navegadores quando procuramos por alguma página na internet. É como um gigantesco catálogo de endereços ou telefones.

Link para descobrir o IP de um Website

http://www.meuenderecoip.com/descobrir-ip-do-site.php

Etapa por Etapa

Ao acessarmos a internet recebemos nosso número de IP que nos identifica na rede.

Já no navegador ao procurar pelo endereço de uma página, entra em cena o Servidor de DNS que irá procurar no grande catálogo e traduzir o endereço digitado para um número de IP. Esse servidor de DNS faz parte do nosso provedor de serviço que normalmente é uma companhia telefônica que nos fornece o serviço através da fibra ótica e cabos telefônicos. Que por sua vez contratou o serviço de um provedor de acesso que contratou de um backbone.

Esta requisição procurará os arquivos do site percorrendo um longo caminho na estrutura física onde estão os roteadores e backbones até encontrar os arquivos da página em algum servidor (computador onde ficam os arquivos dos websites) e retornará trazendo o resultado na nossa tela.

Ao efetuar essa busca aconteceu todo aquele processo do TCP/IP: APLICAÇÃO – TRANSPORTE – REDE – INTERFACE.

Esse pacote viaja uma distância de milhares de quilômetros em poucos segundos.

E assim navegamos na Internet!!!

Informações e Fontes pesquisadas para compor o texto:

A própria internet e conhecimento próprio adquirido através de diversos cursos de informática.

(Visited 610 times, 1 visits today)
Rafael Ribeiro Zanardini
Oi! Meu nome é Rafael sou Casado e pai de dois filhos maravilhosos. Não sou formado, pois no "jogo da vida" sempre optei pelo caminho dos negócios! Com espírito empreendedor se manifestando já na minha adolescência me identifiquei com a área de vendas. Tenho 15 anos de experiência comercial e há 10 atuo na área de marketing digital com o Guia Online Tudo Cidades, onde sou o "Dono da Máquina" graças à DEUS. Nos negócios sou dinâmico, competitivo e possuo bastante iniciativa. Como pessoa sou imaginativo, dedicado, ambicioso e não gosto de desperdiçar minha energia. Tenho sede natural por conhecimento e gosto de compartilhar o que aprendo. Sou confiante no domínio dos assuntos que escolho abordar e por essa razão resolvi também escrever para o Blog da Empresa. Prometo produzir meus materiais com excelência. Ps. O principal objetivo na minha Missão Pessoal é: "Ser FIEL à DEUS!!! Porque ELE... é fiel sempre!!!
http://www.tudocidades.com.br
Top