Você está aqui
Home > Tecnologia e Informação > Como surgiu a internet

Como surgiu a internet

No auge da guerra fria no final da década de 60 o departamento de defesa do Governo Americano desenvolveu uma tecnologia de comunicação com a intenção de preservar suas informações em caso de ataques ou bombardeios. A ideia era que a informação fosse fracionada e alocada em diversos lugares e como ela seria equivalente em caso de se perder em um ponto estaria intacta em outro.

Surgiu assim o conceito central da internet. Inicialmente com o nome de ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency) ela interligou diversos laboratórios e universidades primeiramente nos EUA e depois em outros países ao redor do mundo.

arpanet
Mapa Lógico da ARPAnet

Durante mais ou menos duas décadas seu uso era restrito e ficou em ambientes acadêmicos e científicos. Em 1987 foi pela primeira vez liberada para uso comercial nos EUA.

Composta por uma junção de várias tecnologias como fibra ótica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio, a internet é uma rede mundial de computadores composta por milhares de outras redes. E o que elas têm em comum? Elas falam a mesma língua que é o Protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).

Em 1991 o engenheiro inglês Tim Bernes Lee desenvolveu a Word Wide Web o famoso WWW e a partir disso a internet como nós conhecemos passou a se desenvolver. Até então para acessar as informahttpções a interface era unicamente através de textos e exigia do usuário conhecimento em algumas tecnologias complicadas. Essa parte multimídia da internet é o que chamamos de WEB. E ela pegou rápido! Seu crescimento foi exponencial pois com ela os textos e as imagens passaram ser ligadas por palavras-chave tornando a navegação simples e divertida. O motivo do sucesso é o hipertexto que é o HTTP que significa Hipertext Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto. A WEB fez pela internet a mesma coisa que o sistema operacional fez pelo computador.

 

Ela está em constante evolução e para que possa continuar a se expandir foi criado um novo formato de identificação de conteúdo e usuário na WEB. O IPV6. Isso precisou acontecer pois o atual formato IPV4 já está quase sem combinações possíveis. Traduzindo: já existem tantos computadores e aparelhos conectados à internet que os endereços disponíveis para eles estão chegando ao fim. A nova versão de IP é praticamente infinita.

No Brasil a internet começou a ser explorada a partir de 1995 e hoje não conseguimos mais viver sem ela. Prova disso é o fato do brasileiro ser um dos campeões de acesso à internet ficando em média 23horas conectados ao mês.

 

Informações e Fontes pesquisadas para compor o texto:

A própria internet e conhecimento próprio adquirido através de diversos cursos de informática.

 

 

(Visited 234 times, 1 visits today)
Rafael Ribeiro Zanardini
Oi! Meu nome é Rafael sou Casado e pai de dois filhos maravilhosos. Não sou formado, pois no "jogo da vida" sempre optei pelo caminho dos negócios! Com espírito empreendedor se manifestando já na minha adolescência me identifiquei com a área de vendas. Tenho 15 anos de experiência comercial e há 10 atuo na área de marketing digital com o Guia Online Tudo Cidades, onde sou o "Dono da Máquina" graças à DEUS. Nos negócios sou dinâmico, competitivo e possuo bastante iniciativa. Como pessoa sou imaginativo, dedicado, ambicioso e não gosto de desperdiçar minha energia. Tenho sede natural por conhecimento e gosto de compartilhar o que aprendo. Sou confiante no domínio dos assuntos que escolho abordar e por essa razão resolvi também escrever para o Blog da Empresa. Prometo produzir meus materiais com excelência. Ps. O principal objetivo na minha Missão Pessoal é: "Ser FIEL à DEUS!!! Porque ELE... é fiel sempre!!!
http://www.tudocidades.com.br
Top